Crônicas Otharianas: Snowmobile

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Crônicas Otharianas: Snowmobile





Na última sessão das Crônicas Otharianas os PJs tiveram que fazer uma aterrisagem forçada no planeta gelado Antaris e lá enfrentaram alguns esquadrões de soldados da Igreja da Face de Ishtar e em seguida iniciaram uma perseguição pela neve em snow mobiles. Para essa cena eu não queria usar apenas as regras de veículos que aparecem no Space Dragon, então usando o que existe no livro como referência criei alguns modelos de snow mobiles que fossem diferentes entre si não apenas na lataria mas em capacidades.

Depois de criar os conceitos inicais (padrão, tanker, furtiva, etc...), pedi ao chatGPT ajuda para equilibrar os dados (PV, BA, MOV, etc...) e decidi criar uma capacidade especial para cada uma, sendo esse provavelmente o ponto onde, mecânica e conceitualmente mais devo ter cometido erros.

Narrando a cena percebi que poderia ter explorado mais questões de terreno e melhorar a narrativa mas também foi minha primeira experiência com combate desse tipo. O feedback dos jogadores foi bom, nada excepcional, mas o suficiente para ser minimamente divertido.



1. Snow moto padrão

Nome Sci-Fi: Glissar M-Standard
PV: 50
Bônus de Ataque: +10
Defesa: 20
Jogada de Proteção: 15
Movimento: 30m

Descrição: Um modelo versátil e confiável para terrenos diversos, perfeito para exploração geral.

Capacidade especial: por sua facilidade de manobra e seu sistema de bordo ela concede +30% em pilotagem, desde que o piloto não faça nenhuma outra ação na rodada.


2. Snow moto de resistência (Tanker)

Nome Sci-Fi: Titanium Glide XT
PV: 75
Bônus de Ataque: +8
Defesa: 25
Jogada de Proteção: 20
Movimento: 25m

Descrição: Blindagem robusta e durabilidade aumentada tornam este modelo ideal para suportar confrontos intensos.

Capacidade especial: ativar o escudo de energia reduz o bônus de ataque para 0 e movimento para 20m, o escudo possui 25PVs, para recuperá-los é necessário um procedimento equivalente a reparos robóticos.



3. Snow moto veloz (Speedster)

Nome Sci-Fi: Nebula Dart XV
PV: 40
Bônus de Ataque: +8
Defesa: 18
Jogada de Proteção: 14
Movimento: 50m

Descrição: Um modelo focado em velocidade extrema, sacrificando parte da resistência para maximizar a mobilidade.

Capacidade especial: ativando os motores extras é possível aumentar o movimento, mas a fuselagem leve da moto sofre avaria para cada +2 no movimento reduza 1PV.


4. Snow moto de combate

Nome Sci-Fi: Striker ZK-Alpha
PV: 50
Bônus de Ataque: +20
Defesa: 20
Jogada de Proteção: 15
Movimento: 30m

Descrição: Uma máquina de combate equipada com sistemas avançados para maximizar o poder ofensivo.

Capacidade especial: a moto conta com um visor que reduz penalidades no ataque de distância, de pilotagem, pouca luz e tamanho.


5. Snow moto furtiva

Nome Sci-Fi: Phantom Glide 9S
PV: 45
Bônus de Ataque: +12
Defesa: 22
Jogada de Proteção: 12
Movimento: 35m

Descrição: Projetada para missões furtivas, com tecnologia de camuflagem avançada e redução de ruído.

Capacidade especial: seu sistema de camuflagem na neve, quando ativado concede Furtividade 82% mas consome 1d6 pontos de vida por rodada que for mantido.


6. Snow moto pesada (Demolidor)

Nome Sci-Fi: Juggernaut PL-77
PV: 85
Bônus de Ataque: +15
Defesa: 18
Jogada de Proteção: 22
Movimento: 20m

Descrição: Um tanque de neve que prioriza resistência e força bruta, mas tem pouca agilidade.

Capacidade especial: ativar o sistema de reparo consome energia reduzindo o movimento para 10m mas recuperando 2d6PVs.


7. Snow moto versátil (Tudo-em-um)

Nome Sci-Fi: Eclipse Omni-X
PV: 55
Bônus de Ataque: +12
Defesa: 20
Jogada de Proteção: 14
Movimento: 35m

Descrição: Um modelo híbrido com uma boa combinação de velocidade, resistência e poder de ataque.

Capacidade especial:  o sistema de adaptação híbrida permite ajustar características do veículo conforme a situação contando com as seguintes possibilidades, apenas 1 pode ser ativada por vez: 

  • receber movimento -5 na rodada pode recuperar 1d6PVs ou perde 1d6 PVs e aumenta +5 o movimento.

  • transferir energia do sistema de mira para o sistema de escudo aumenta em +1 a defesa para cada -2 de bônus de ataque perdido ou perde -1 em Defesa e aumenta em +2 o bônus de ataque.

  • receber -5 de movimento para aumentar em +3 a JP ou perder -3 em JP para aumentar +5 o movimento

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