Esquiva para Millenia
Olá Rpgistas!
A postagem de hoje é sobre como o
narrador pode usar esquivas no sistema de Millenia, que não aparecem
originalmente no livro, mas que são muito importantes numa ambientação de
fantasia medieval (que pretendo usar em breve).
Esquiva
Antes de explicar como pode
funcionar a esquiva em Millenia é importante esclarecer alguns pontos sobre
como funciona o sistema de combate deste RPG. O combate em Millenia é realizado
através de procedimentos, que são os tipos de ações que o Pj pode realizar. Quando um Pj decide trocar de procedimento ele precisa passar num teste da proficiência Frieza. Os procedimentos podem ser:
• Fogo: disparar uma arma de
combate à distância
• Corpo-a-Corpo: usar uma arma
branca ou artes marciais
• Movimento: deslocar-se por X
metros dependendo do tipo de movimento
• Manobra: conduzir um veículo
• Comunicação: receber ou
transmitir informações por meio eletrônico
• Médico: prestar assistência médica
• Conserto: realizar reparos em
equipamentos ou veículos
• Miscelânea: procedimento
genérico para outras ações não previstas nos outros procedimentos
De todos esses procedimentos o
que nos importa para a regra de esquiva são apenas o procedimento de
corpo-a-corpo e movimento.
Se você observar cuidadosamente a
lista você vai perceber que diferente de outros RPGs em Millenia não é possível
mover-se e agir na mesma rodada, ou seja, ou o Pj se move usando o procedimento
de movimento ou o Pj executa outro procedimento.
Há uma exceção para essa regra,
no caso do Pj realizar um movimento ele pode, se passar num teste de Frieza,
iniciar um disparo com uma arma de combate à distância, ou seja, ele pode realizar
um procedimento de fogo dentro de um procedimento de movimento (aplicados os
devidos redutores, obviamente). Em contrapartida, durante um
procedimento corpo-a-corpo não é possível iniciar um movimento sem que haja
troca de procedimento, o que exige do Pj passar num teste de Frieza.
Agora vamos analisar o
procedimento corpo-a-corpo, nele os envolvidos realizam seus testes de armas
brancas ou artes marciais com os seguintes resultados possíveis:
• Todos os envolvidos têm sucesso
em seus testes: nada acontece, os ataques são aparados;
• Todos os envolvidos falham em
seus testes: nada acontece, os Pjs erram uns aos outros;
• Apenas alguns envolvidos têm
sucesso em seus testes: os Pjs que tiveram sucesso causam dano nos Pjs que
falharam.
Ok! Agora vamos analisar como
seria feita uma “esquiva” em Millenia, quando um Pj está engajado em combate
corpo-a-corpo ele pode:
1 – Continuar seus ataques
correndo o risco de receber dano mas pode também causá-lo;
2 – Trocar de procedimento e se o teste for um sucesso seu adversário ainda
tem pelo menos um ataque antes que o movimento seja efetuado e neste ataque o Pj
não pode tentar se defender. Se o teste for um fracasso o Pj ainda está
engajado em combate mas não pode, nessa rodada, realizar um teste de ataque
(pois já fez e fracassou no teste de Frieza), ou seja, vai receber um ataque
cujo resultado depende apenas do teste do seu adversário.
Percebe-se então que, dada as
consequências que sair de um combate causa, a maioria dos jogadores considera
como melhor opção não mover-se e continuar em combate corpo-a-corpo. A regra de
esquiva foi desenvolvida justamente para “cobrir” esses prejuízos e funciona da
seguinte forma:
“Esquiva: esta proficiência só pode ser usada em um procedimento corpo-a-corpo, ela funciona basicamente da mesma forma que um teste de armas brancas ou artes marciais com a seguinte diferença: quando um Pj tem sucesso em seu teste de esquiva e seu adversário falha no teste de ataque, o Pj pode realizar um procedimento de movimento sem contar como troca de procedimento.”
Compreenderam a diferença? Usando
a esquiva as possibilidades para o procedimento corpo-a-corpo são:
• Todos os envolvidos têm sucesso
em seus testes: nada acontece, o Pj desvia do ataque
• Todos os envolvidos falham em
seus testes: nada acontece, o Pj desvia ou o adversário erra o ataque
• Apenas alguns envolvidos têm
sucesso em seus testes: o Pj que passou no teste de esquiva não recebe dano e
pode realizar seu movimento.
As vantagens não são apenas as
descritas acima, além de realizar o movimento o Pj não precisa fazer o teste de
Frieza pela “troca de procedimento” e como ainda é considerado no procedimento “corpo-a-corpo”
após a rodada em queo Pj se movimentou ele pode atacar um alvo sem precisar
realizar um teste de Frieza (pois ainda está em procedimento corpo-a-corpo).
É isso, em breve posto o material sobre armaduras e escudos. Abraços!
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