Mercs - Mercenários espaciais para 3D&T

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Mercs - Mercenários espaciais para 3D&T



Tenho uma crença pessoal de que todas as coisas respondem a um ciclo e, como numa espiral, depois de uma longa volta as coisas seguem numa determinada direção, dão mais uma volta e então seguem numa direção. As voltas seriam os ciclos aquelas coisas que parecem acontecer sempre da mesa forma, na verdade de forma semelhante mas, com diferenças tão sutis que as vezes nem percebemos. A mudança direção quando a espiral inicia um círculo mais interno ou externo, corresponde àqueles eventos especiais que marcam essa evolução nos fazendo crer que tudo vai mudar antes de entrarmos num novo ciclo e achar que tudo está igual.

A postagem de hoje não tem nada de original mas, tem um valor pessoal incrível para mim. Hoje resolvi escrever sobre uma série de coisas (relativas a RPG, é claro) que já estiveram nesses ciclos da minha vida e trata-se de uma série de homenagens e da defesa de um gênero que talvez não agrade a maioria dos jogadores. Explicando:

Comecei a jogar RPG com o 3D&T, o grupo na época era formado por mim, meu irmão e grandes amigos. Jogamos durante um bom tempo e naquela época usamos o manual do jogo de PC Hexen II para fazer uma adaptação, quando nem sabíamos que estávamos fazendo aquilo (as estatísticas foram anotadas direto nas fotocópias do manual, embaixo da descrição de cada personagem disponível no jogo, dos inimigos que eram enfrentados e dos itens que podiam ser encontrado durante o jogo.

Escolher 3D&T para fazer essa postagem é homenagear nosso primeiro sistema (e que hoje, para mim, ainda é um "jogão")!

Além de 3D&T os contatos iniciais do nosso grupo com o RPG foram com a antiga revista Dragão Brasil, apesar de todos os problemas que a revista continha ou da crítica de alguns jogadores sobre a qualidade do material produzido, é fato que essa revista foi muito importante para a divulgação do RPG em anos passados. A edição 103 dessa revista que continha uma matéria sobre um grupo de aventureiros para o cenário de Tormenta (nosso cenário preferido de fantasia medieval naquela época) que tinham uma moralidade "duvidosa" e se autointitulavam Merc$.

Escolher o nome Mercs é homenagear essa revista que nos ofereceu uma série de materiais e muita diversão!

Na minha infância tinha uma série de desenhos com traços específicos que na época eu não sabia explicar o que era mais que me fascinavam: Space Ghost, Herculóides, Defensores da Terra, Superamigos, SilverHawks, etc. Com o tempo os desenhos mudaram e eu nunca mais tive contato com "aquela coisa" que eu gostava tanto, então me deparei com o RPG Space Dragon e com o termo "ficção pulp" e fui tomado por nostalgia e uma vontade de jogar uma aventura num cenário desse tipo, mesmo não gostando do sistema original para qual o jogo foi feito.

Escolher a temática de ficção pulp é homenagear ao mesmo tempo os desenhos da minha infância e a grande ideia do autor Igor Moreno de trazer esse gênero para o RPG nacional!

Semprei adorei fichas personalizadas assim como sempre defendi que os blogs de RPG deveriam se dedicar a produzir material de jogo e não se concentrar em resenhas e notícias. Desses blogs que geravam material de jogo um dos que eu mais gostava era o Vila do RPG, principalmente os trabalhos gráficos do grande Alan Emmanuel (que acabei virando amigo virtual) e as aventuras do Sérgio Magalhães. Numa dessas matéria ele trazia um relato de aventura para Space Dragon onde os personagens jogadores tinham nomes de bebidas (que ficou muito legal!).

Escolher para os nomes dos personagens nomes de bebidas é uma homenagem à Vila do RPG que durante seu período áureo foi, para mim, o melhor site com material de RPG que o Brasil teve.

Além dessas existem uma série de outras outras referências no material, como DreadStar e até coisas mais novas mas, muito legais como Guardiões da Galáxia!

Lá no começo eu escrevi sobre a questão de ciclos, na minha família (contando primos de segundo e terceiro grau) apenas eu e meu irmão jogamos RPG (um primo jogou durante um tempo, mas mudou-se e largou o hobby) e eu sempre fui muito tradicionalista e lamentava que invariavelmente o RPG na nossa família começaria e morreria na nossa geração mesmo eu tendo um filho e ele uma filha, se passássemos o conhecimento para eles, ainda assim, eles precisariam de mais alguém para jogar, e provavelmente esse alguém não seria da família Até que no início do ano veio a notícia de que eu seria titio novamente e hoje nasceu o terceiro membro da próxima geração. Agora temos a certeza de que, pelo menos por mais uma geração, teremos rpgistas na família.

E a homenagem mais importante é essa, aos nossos filhotes, que sejamos capazes de educá-los como pessoas apta a viver (e sobreviver) em sociedade (sem se tornar uma engrenagem descerebrada) e a passar para eles o gosto pelas velharias acima descritas e pelo RPG!

Mas o que é Mercs?


Mercs são um grupo de personagens prontos para 3D&T criados para uma campanha de ficção espacial que gira em torno das aventuras desses mercenários. A campanha típica deve se parecer com os episódios dos desenhos animados descritos acima, com aventuras fechadas com ameaças e perigos óbvios, alternados por aventuras onde uma ameaça maior vai se revelando, inclusive com aventuras inteiras focadas no passado de um dos personagens de cada vez.

Para esse material usei as regras do Manual 3D&T Alpha e do Manual de Vantagens e Desvantagens Alpha, além disso, adotei as seguintes regras caseiras:

1 - Depois de calcular os pontos de vida e de magia, pode-se remanejar a quantidade deles, desde que, seja de forma definitiva, por exemplo, o personagem RedLabel que teria 10 pontos de vida e 10 pontos de magia, remanejou seus pontos de magia para os pontos de vida ficando com 20 e 0 respectivamente.

2 - Ataques baseados em F ou PdF não somam a H. Qualquer vantagem ou desvantagem relativa a causar ou evitar dano que faça menção à H passa a considerar a F ou PdF, por exemplo, uma vantagem que reduz a H na hora de calcular a FA de um ataque corpo a corpo passa a reduzir a F.

Abaixo você confere a ficha de 3 personagens e no final você baixar o arquivo com todas as fichas.

Bons jogos!




Download de todas as fichas.


0 comentários :

Postar um comentário