Ataque ao laboratório AV-1701: Aventura para Marvel Hero Kids

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Ataque ao laboratório AV-1701: Aventura para Marvel Hero Kids




Depois de uma série de mini-posts finalmente acabei minha aventura de Vingadores para Hero Kids!

Ok, talvez a frase só faça sentido para mim, então vamos a alguns esclarecimentos:


O que é Hero Kids?

Essa pergunta é respondida com a definição do próprio autor:


Hero Kids é um RPG de fantasia premiado pela ENnie para crianças de 4 a 10 anos de idade. Este jogo oferece uma introdução rápida e divertida aos RPGs, perfeito para crianças mais novas que estão apenas interessadas em RPGs. 

Conheci este RPG procurando um jogo infantil que realmente fosse voltado para crianças. O "realmente" da frase anterior está ali porque existem muitos RPG que afirmam ter foco em crianças quando na verdade, geralmente, são apenas resumos minimalistas de RPGs para adultos. Hero Kids foge disso.


Quando você começa a ler o livro você percebe que cada detalhe desenvolvido pelo autor, Justin Halliday,  foi feito levando em consideração a a forma de pensar e agir dos pequenos, e isso não significa apenas regra simples, e sim regras envolventes, conceitos de personagens e de mundo adequados às crianças, e um capítulo exclusivo sobre como narrar para os pequenos, abordando questões como violência, religião e moralidade.

Você pode baixar uma versão traduzida do Hero Kids aqui.

Você ainda pode encontrar fichas prontas com o pessoal da Turma da Mônica e uma aventura pronta aqui e aqui.


Vingadores para Hero Kids?


Quando comecei a narrar para crianças percebi que explicar alguns conceitos tornavam a adesão ao jogo um pouco mais difícil, imagine: você convida um grupo de crianças dizendo que vão participar de um jogo divertido e emocionante, então elas se reúnem cheias de expectativas e daí você começa a falar de elfos, anões, hobbits, dragões, orcs e magia e então as crianças ou ficam confusas ou entediadas com explicações ao invés do "jogo", que é o que elas desejam e sim, apesar da fantasia ser bem mais difundida ainda existem crianças que não conhecem esses termos apenas por nome.


Pensando nisso percebi que é muito mais aderente e fluido usar conceitos que elas já sabem, heróis de filmes e jogos famosos o suficiente para dispensar apresentações e facilitar a jogatina. Um exemplo bem claro dessa diferença é que, ao utilizar os heróis da marvel você terá uma facilidade imensa em explicar os poderes (Ataques, Ações especiais, Habilidade bônus) destes heróis do que em explicar os poderes de um clérigo ou mago, muitas vezes, apenas o nome do poder já é suficiente para as crianças deduzirem o que elas podem fazer.

Então, respeitando o conceito de ilustrações infantilizadas decidi usar as imagens dos jogos Marvel Super Hero Squad para desenvolver as fichas de personagens, além disso, os poderes são apresentados de forma direta e minimalista, algumas vezes, nem todos os poderes de um herói estarão representados na ficha (como o senso de perigo do Homem-Aranha) mas, garanto, isso não vai atrapalhar a diversão.

Você pode conferir a fichas prontas aqui.


E a aventura?

Ataque ao laboratório AV-1701 é uma aventura simples, com ênfase em combate para dar a oportunidade das crianças explorarem bem os poderes dos seus personagens. Ela foi desenvolvida seguindo os mesmos parâmetros da aventura oficial "O Covil dos Ratos", tendo apenas 2 encontros a mais.

Apesar da ênfase em combate as crianças terão que pensar um pouco para resolvê-los da melhor forma possível, a tática dos inimigos foi desenvolvida para consumir recursos dos personagens antes que eles possam aproximar-se o suficiente, recomenda-se um grupo de heróis ecléticos, preferencialmente, alguém com foco defensivo, alguém com poder de vôo ou similar e alguém que ataque à distância.

Além disso a aventura foi planejada de forma que o cenário possa ser usado, já no primeiro encontro barris de combustível podem ser explodidos para abrir caminho, em outros encontros paredes concedem proteção extra e móveis permitem vantagens ao atacar e ainda tem um encontro que é completamente sem inimigos, apenas um puzzle semelhante aqueles do jogo Goof Troop de Snes.

Os inimigos serão agentes da I.M.A infelizmente não encontrei imagens infantilizadas deles, então usei as melhores que encontrei, retiradas de um jogo da Marvel. O vilão será M.O.D.O.K, e esse sim usa uma imagem infantilizada. A escolha do vilão foi feita de forma que ele possa ser ameaçador mas não amedrontador, afinal, estamos falando de uma cabeça gigante sentada numa cadeira voadora.

Um assunto importante a tratar é a questão da violência, os agentes foram criados com ataques "menos violentos" como bastões de choque que atordoam, pistolas de raios que não furam a pele, bazucas que emitem rajadas sônicas, robôs que atacam com socos e pontapés. Talvez dois itens mereçam atenção especial, os chamuscadores tem um ataque de fogo, esses ataques precisam ser narrados de forma não violenta, nada de comentário sobre pele queimada, bolhas e gritos de agonia. O outro item seriam os dinotantes (mistura de dinossauro com mutantes), eles atacam com garras e mordidas, esses ataques devem ser descritos como arranhões e marcas avermelhadas na pele apenas, nada de órgãos perfurados e sangue jorrando. Além disso, quando os heróis derrotam, diga apenas que os inimigos caem desmaiados e, se algum jogador tentar atacá-los enquanto estão desacordados, interrompa e impeça que façam isso dizendo que não é algo digno de heróis e que esses vilões merecem é ser presos e pagar pelos seus crimes na cadeia (e sim, vai ter criança que vai contestar isso!).

Você pode baixar a aventura aqui , esse link contém a aventura pronta, as fichas dos personagens, dos vilões, os mapas e tokens para serem usados nos combates. Lembrando que essa versão ainda não foi testada (vou fazê-lo no final de semana) então e alguém baixar e jogar fico muito feliz que enviem o feedback de vocês!

Abraços e bom jogo!

5 comentários :

  1. Parabéns e obrigado pelo trabalho!
    vou testar essa semana ainda. Viu, você teria outros mapas além desse e do covil dos ratos? estou inventando com meu filho, mas ter opções prontas tbm facilitam...
    vlw!!!

    ResponderExcluir
  2. Exelente trabalho amigo, vou começar a jogar com meu filho de 9 anos e ja vinha pensando em como adaptar pra que ele tenha mais interesse.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar. Estou divulgando como posso. Continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, nao consegui encontrar sobre os equipamentos e habilidades que vem nas fichas dos personagens.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz obrigado pelo conteúdo, meu filho vai adorar!

    ResponderExcluir