Os Supremos Magis de Tradus

domingo, 14 de março de 2021

Os Supremos Magis de Tradus


"Nós somos a balança e a espada..."

 

Ressuscitando o blog com um conteúdo que penso em produzir já faz tempo! As Crônicas Otarianas é um micro-cenário que venho matutando para ser usado em Space Dragon, a razão? A ficção pulp abre espaço (piada sem graça) para o tipo de conteúdo que desejo escrever. É importante que a leitura dos textos sobre a Galáxia de Otar (ou Galáxia Otariana) seja feita de forma leve e bem humorada.

Importante: Todo o texto é obra de ficção barata e sem criatividade, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Origem

Os Magis se originaram ainda na era do Império Lusitar com a função de julgar a legalidade dos casos que ocorriam em regiões distantes demais (ou importantes de menos) para serem julgadas pelo próprio Imperador. Independente do tipo de justiça aplicada, o fato é que ela ocorria, antes da sua instituição toda disputa se tornava uma batalha que ao final, desgastava e insatisfazia ambos os lados (e enfraquecia o Império) com os Magis ao menos um dos lados (o beneficiado pelas suas decisões) saía satisfeito (e o Império se fortalecia, pelo menos em uma de suas pernas). Com isso os Magis cresceram em influência e poder mas de forma descentralizada com cada um administrando sua região conforme sua vontade (desde que os resultados, aparentemente, favorecessem o Império) até ser criada a Casa dos Suplícios (onde o povo otariano poderia encaminhar suas súplicas)  que passou a determinar objetivos e formas do ofício de Magi, chamada de magistratura.

Após as Guerras de Independência dos Planetas os Magis  corriam o risco de serem extintos mas por manobras, acordos e pelo fato de que a agora chamada Galáxia de Otar (ou Galáxia Otariana) alcançou a independência muito fragilizada e não resistiria à guerras, mesmo que de menores vultos, eles conseguiram se manter no poder através de uma reforma em sua forma de atuação que deveria trazer mais justiça ao povo de Otar, na prática, o que ocorreu foi meramente a mudança do nome de Casa dos Suplícios para a Casa dos Supremos Magis de Tradus.


Organização

Os Supremos Magis são escolhidos entre otarianos com notório saber jurídico e que já tenham o cargo de Magi pelos líderes dos planetas que compõe a galáxia. Ao todo, 11 Supremos Magis são escolhidos (atualmente a maior parte foi eleita por planetas pertencentes ao Partido Cosmonita) com mandato vitalício, a seguir eles votam entre si para quem será o Supremo Magister que comandará a Casa e a partir daí eles votam entre si por quem assumirá ou perderá os cargos subordinados a sua Casa, ou seja, eles emitem e revogam títulos de Magi e controlam todo o aparato administrativo que faz a Casa funcionar em Tradus e nos demais planetas da Galáxia.


Função

Na teoria a função dos Supremos Magis é julgar os crimes de importância galáctica, na prática seu poder cresce cada vez mais e eles vem interferindo diretamente em casos menores de forma tão gritante que até o mais simples otariano é capaz de perceber.  Essas ações levantam dúvidas em toda a galáxia, a maioria acredita que eles se acomodaram tanto com seu poder que se tornaram descuidados, outros, mais temerosos, acreditam que esses pequenos atos são uma declaração clara de que os Supremos não temem e nem respondem mas à nenhuma Casa nem ao povo otariano, seguindo apenas as diretrizes de suas vontades.


Composição

Atualmente a composição da casa é:

  • Supremo Magister Izul Fux
  • Suprema Magi Osra Wreeb
  • Supremo Magi Carmon Lauroie
  • Supremo Magi Agilmur Demens
  • Supremo Magi Drorcai Anlew Dikows
  • Suprema Magi Arcmem Liuca
  • Supremo Magi Isad Fitolof
  • Supremo Magi Silu Broeto Sobaror
  • Supremo Magi Denos Achfin
  • Supremo Magi Draenxal de Merosa
  • Supremo Magi Aikoss Ennus


Uso em jogo

Se ter um magi em seu planeta ou distrito já é um problema pois ninguém gostaria de ter suas ações vigiadas o tempo todo sob o risco de denúncia e prisão, a presença de um Supremo Magi é motivo de medo e pavor não apenas dos dirigentes de planetas mas do próprio povo, a razão? Qualquer ação, mesmo a de um magi, pode ser questionada na Casa dos Supremos (desde que o otariano seja ao menos versado na língua antiga dos magis, o ju-ridi-ques) mas a decisões tomadas pela casa, atualmente, são inquestionáveis.

Se não agirem diretamente para um Magi e se manterem dentro da lei é pouco provável que os personagens jogadores sejam diretamente influenciados pela Casa, ela realmente se interessa plena e exclusivamente a seus objetivos pessoais e a cumprir, minimamente, o que determina a lei porém os personagens jogadores podem ser convocados a trabalhar em algum caso que seja de interesse dos Supremos Magis, geralmente através de um Magi, neste caso, um trabalho bem executado será bem remunerado, sem traições, os Magis procuram sempre cumprir seus contratos pois precisam da fidelidade de seus servidores, porém, um trabalho mal executado pode render, na melhor das condições o não-pagamento e uma multa, na maioria dos casos perda total dos bens e perseguição e em casos mais severos prisão e morte (mas antes a construção de uma peça que destrua a imagem dos jogadores por mais ilibada que seja).

0 comentários :

Postar um comentário